AVABRUM recebe Medalha de Honra ao Mérito da Defesa Civil Estadual
22 de dezembro de 2025
Reconhecimento oficial destaca atuação da Associação na preservação da memória, defesa da vida e busca por justiça após a tragédia-crime de Brumadinho
A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão em Brumadinho (AVABRUM) recebeu, na manhã desta quinta-feira (19/12), a Medalha de Honra ao Mérito concedida pela Defesa Civil Estadual. A homenagem ocorreu durante solenidade realizada no Centro Administrativo da Prefeitura de Brumadinho, e simboliza o reconhecimento institucional à trajetória de resistência, articulação social e incidência pública construída pela entidade desde 2019.
Representando a AVABRUM, a presidente Nayara Porto participou do evento como porta-voz da Associação. Ao receber a medalha, ela destacou que a honraria ultrapassa o aspecto simbólico e reafirma a importância da escuta e do respeito à história das vítimas e de seus familiares. “Desde o rompimento da barragem, que ceifou 272 vidas, transformamos luto em luta. Fomos obrigados a ocupar um espaço que jamais escolheríamos. Nossa atuação cobra políticas públicas que coloquem a vida acima do lucro e mantém viva a memória desse crime, para que não seja apagado e jamais se repita”, afirmou.
Segundo Nayara, o reconhecimento da Defesa Civil reforça a legitimidade dessa caminhada coletiva. “Esse gesto representa cuidado com a vida. Essa medalha não pertence à AVABRUM, mas às vítimas, às famílias e a todos que acreditam em uma luta incansável por justiça”, completou.
Durante a cerimônia, o porta-voz da Defesa Civil Estadual, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, ressaltou a coragem, a força e a dimensão do trabalho desenvolvido pela entidade. Em sua fala, destacou a atuação integrada como pilar da política de proteção. “Defesa Civil somos todos nós. Hoje materializamos nosso reconhecimento a quem caminha conosco. Somos mais fortes porque atuamos como sistema, não apenas como órgão”, declarou.
O coronel também mencionou o esforço coletivo em Brumadinho e a relevância do trabalho articulado entre instituições e sociedade civil. “Brumadinho está de pé, mesmo diante de enormes desafios. O município entrega resultados importantes, fruto de uma construção conjunta”, concluiu.
Sobre o Projeto Legado de Brumadinho:
A AVABRUM – Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão, em parceria com a CAUSAR, tem o Projeto Legado de Brumadinho como suporte de ações institucionais e na construção da memória (para que nunca mais aconteça). O Legado de Brumadinho integra os projetos do Comitê Gestor DMC (Dano Moral Coletivo).