AVABRUM participa da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

1 de outubro de 2025

O convite à diretoria da Associação foi feito diretamente pela Ministra das Mulheres, Márcia Lope, durante a Pré-cop em Brumadinho

A 5ª Conferência Nacional de Política para Mulheres (CNPM) reuniu mais de quatro mil participantes de todas as regiões do Brasil entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro na capital Federal. Organizada pelo Ministério das  Mulheres  e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o evento foi um espaço democrático e participativo onde a AVABRUM representou as mulheres atingidas por barragens. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a 5ª CNPM promoveu uma escuta ativa e a representação plural de mulheres. No segundo dia do evento a AVABRUM fez um gesto poderoso: uma bandeira com os rostos das 60 mulheres que perderam suas vidas na tragédia-crime do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho foi estendida na entrada do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), onde aconteceu o encontro, em Brasília.

Nayara Porto, presidente, e Iracema Dias, diretora, representantes da AVABRUM, homenagearam as mulheres que morreram em função do rompimento da barragem.“Fica evidente que ainda estamos longe de alcançar políticas públicas que coloquem a vida em primeiro lugar. Ainda assim, cumprimos nosso papel como Associação que carrega as bandeiras da Memória, da Justiça, dos Direitos dos Familiares e da Não Repetição. Que nunca nos falte coragem para lembrar e exigir responsabilidade”, afirmou Nayara.

Sobre o Projeto Legado de Brumadinho:

A AVABRUM – Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão, em parceria com a CAUSAR, tem o Projeto Legado de Brumadinho como suporte de ações institucionais e na construção da memória (para que nunca mais aconteça). O Legado de Brumadinho integra os projetos do Comitê Gestor DMC (Dano Moral Coletivo).

Compartilhar:

Tags:

Pesquisas